Sistemas Eletrônicos Digitais - SELDI


Nesta página encontra-se os materiais de apoio utilizados na Unidade Curricular de Sistemas Eletrônicos Digitais (SELDI) do Curso Técnico de Eletroeletrônica.


Aula 01 - Grandezas Analógicas e Digitais

Grandezas Analógicas e Digitais

Objetivo: compreender as diferenças entre os tipos de sinais analógicos e digitais.

Conteúdo:

  • Sinal analógico

  • Sinal digital

  • Exemplos

  • Exercícios de compreensão


Aula 02 - Sistemas de Numeração

Sistemas de Numeração

Objetivo: identificar os diferentes sistemas de numeração empregados na área da eletrônica.

Conteúdo:

  • Sistema de numeração decimal

  • Sistema de numeração binário

  • Sistema de numeração hexadecimal

  • Conversões entre os sistemas

  • Exercícios de compreensão


Aula 03 - Circuitos Integrados

Circuitos Integrados

Objetivo: aprender os conceitos envolvidos aos circuitos integrados, componentes amplamente utilizados em sistemas digitais.

Conteúdo:

  • Características físicas

  • Encapsulamento

  • Identificação dos terminais

  • Especificações do fabricante


Aula 04 - Portas Lógicas

Portas Lógicas

Objetivo: conhecer a base, a origem dos sistemas eletrônicos digitais: as portas lógicas.

Conteúdo:

  • Estados lógicos

  • Tabela verdade

  • Funções lógicas

  • Simbologias

  • Tipos especiais


Aula 05 - Circuitos Combinacionais

Circuitos Combinacionais

Objetivo: introdução a solução de problemas com lógica combinacional.

Conteúdo:

  • Lógica combinacional

  • Tabela verdade e circuito lógico de uma expressão

  • Expressão e circuito lógico de uma tabela verdade


Aula 06 - Álgebra Booleana

Álgebra Booleana

Objetivo: conhecer as propriedades e identidades básicas da Álgebra Booleana.

Conteúdo:

  • Identidades básicas

  • Propriedades algébricas

  • Teoremas de De Morgan

  • Exemplos


Aula 07 - Mapa de Karnaugh

Mapa de Karnaugh

Objetivo: aplicar a técnica gráfica para simplificação de expressões booleanas chamada de Mapa de Karnaugh.

Conteúdo:

  • Regras de agrupamento

  • Mapas para duas, três e quatro variáveis

  • Exemplos


Aula 08 - Famílias Lógicas

Famílias Lógicas

Objetivo: aprender os conceitos, definições e características das duas principais famílias lógicas de circuitos integrados.

Conteúdo:

  • Famílias Lógicas

  • Conceitos e definições

  • Família TTL

  • Família CMOS

  • Exemplos


Aula 09 - Multivibradores e Osciladores

Multivibradores e Osciladores

Objetivo: aprender os conceitos, definições e características das duas principais famílias lógicas de circuitos integrados.

Conteúdo:

  • Tipos de multivibradores

  • Circuito integrado 555

  • Oscilador com cristal



Aula 01 - Microcontroladores

Microcontroladores

Objetivo: ter uma visão inicial sobre os microcontroladores.

Conteúdo:

  • O que é um microcontrolador

  • Principais blocos funcionais

  • Arquiteturas

  • Exemplos

  • Circuito padrão básico

  • Extras: fatos do mercado brasileiro e o que é Arduino


Aula 02 - Algoritmos e Fluxogramas

Algoritmos e Fluxogramas

Objetivo: apresentar duas ferramentas introdutórias para desenvolvimento de código fonte.

Conteúdo:

  • Algoritmos e fluxogramas (o que são e exemplos)

  • Exercícios de compreensão


Aula 03 - Ferramentas de Desenvolvimento

Ferramentas de Desenvolvimento

Objetivo: conhecer as ferramentas necessárias para desenvolver aplicações para microcontroladores.

Conteúdo:

  • Elementos de um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE)

  • Exemplos de ferramentas

  • Tutoriais

  • Hello World


Aula 04 - Programação C/C++: Introdução

Programação C/C++: Introdução

Objetivo: apresentar uma introdução sobre programação em linguagem C/C++.

Conteúdo:

  • Linguagem de programação

  • Comentários

  • Identificador e palavras chaves

  • Variáveis, constantes e tipos de dados

  • Funções scanf e printf

  • Operadores matemáticos e bit-a-bit

  • Função principal e definidas pelo usuário

Aula 05 - Programação C/C++: Condicional e Repetição

Programação C/C++: Condicional e Repetição

Objetivo: conhecer as duas principais estruturas da linguagem C/C++.

Conteúdo:

  • Operadores relacionais e lógicos

  • Comandos de decisão (if, if-else, if-else if, switch-case)

  • Comando de repetição (for, while)

Aula 06 - Programação C/C++: Bibliotecas

Programação C/C++: Bibliotecas

Objetivo: começar a direcionar os estudos para programação de microcontroladores.

Conteúdo:

  • Bibliotecas padrões da linguagem

  • Arduino SDK

  • Atividade de ambientação no PlatformIO IDE

Aula 07 - Periféricos: IOs e Interrupções

Periféricos: IOs e Interrupções

Objetivo: aprender sobre dois recursos fundamentais de microcontroladores.

Conteúdo:

  • Conexões com o mundo externo

  • Exemplos de interfaces de entrada e de saída

  • Entradas e saídas digitais (configuração e leitura/escrita)

  • Interrupções externas

Aula 08 - Periféricos: ADC e UART

Periféricos: ADC e UART

Objetivo: aprender sobre mais dois periféricos de microcontroladores.

Conteúdo:

  • Conversor Analógico/Digital

  • Leitura de entradas analógicas

  • Comunicação serial

Aula 09 - Periféricos: PWM e Ponte H

Periféricos: PWM e Ponte H

Objetivo: realizar o controle e acionamento de motores por meio de microcontroladores.

Conteúdo:

  • Controlar uma saída pela técnica PWM

  • Funcionamento do circuito de acionamento Ponte H

Tutorial 01 - Instalação: VSCode e PlatformIO

Tutorial 01
Instalação: VSCode e PlatformIO

Objetivo: apresentar os procedimentos para instalação do Visual Studio Code e da extensão PlatformIO IDE.

Conteúdo:

  • Instalação do Visual Studio Code

  • Instalação do PlatformIO IDE

Tutorial 02 - Utilização: VSCode e PlatformIO

Tutorial 02
Utilização: VSCode e PlatformIO

Objetivo: realizar os principais procedimentos usando o PlatformIO IDE.

Conteúdo:

  • Criar novo projeto

  • Importar projeto

  • Inicialização do projeto

  • Compilar o código (build)

  • Gravar o micocontrolador (upload)

Tutorial 03 - Simulação no Proteus

Tutorial 03
Simulação: Proteus

Objetivo: apresentar o circuito básico e as configurações para simulação do ATmega328P no Proteus.

Conteúdo:

  • Circuito básico de simulação

  • Configurações necessárias

  • Caminho do código a ser simulado